BIG DATA
EVENTO
TJCC

5º Fórum Big Data em Oncologia – TJCC

Publicado em: 18/07/2020
Escrito por: André Santos
Tempo de leitura: menos que um minuto

Devido à pandemia de COVID-19 que o Brasil e o mundo vivenciam, o 5° Fórum Big Data em Oncologia acontecerá on-line, nos dias 29 e 30 de julho.

Nas últimas décadas, as mudanças demográficas e epidemiológicas alteraram o padrão da morbimortalidade da população brasileira, fazendo do câncer um dos principais problemas de saúde do país e, ao mesmo tempo, as ferramentas de análise de dados, conhecidas como Big Data Analytics, tornaram-se um valioso recurso para o entendimento de cenários complexos, repletos de informações, servindo de suporte para a tomada de decisões em saúde.

Este ano, com o tema “Desigualdade e Câncer”, o evento trará especialistas para debater temas que permeiam:

  • Impacto do aumento na morbimortalidade por câncer no SUS
  • Cenário crítico de diagnóstico tardio de câncer no país
  • Carência no debate e uso do Big Data na pesquisa e tratamento em Oncologia no Brasil

Faça sua inscrição! As inscrições são gratuitas e já estão abertas, acesse agora: bit.ly/5forumbigdataoncologia e garanta sua participação no evento.

Confira a agenda do evento:

29/07

18h30 – Abertura feita pelo moderador (jornalista a confirmar)

18h40 – Desigualdade e câncer no Brasil: uma análise comparativa dos fatores relacionados aos diferentes desfechos por câncer nos estados brasileiros – (Felipe Ades – médico oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do Hospital Pérola Byington)

19h – Fatores associados ao diagnóstico tardio de câncer: foco nos recursos físicos e humanos do sistema de saúde – (ABRALE e cientistas de dados parceiros, engenheiros pela USP – grupo finalista do Hackathon 2019 do BCG Gamma)

19h20 – Debate

19h50 – Lançamento Hackathon 2020 (Diogo Bugano – médico oncologista do Hospital Albert Einstein – HIAE)

30/07

18h30 – Indicadores de Câncer Feminino – Colo de Útero do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (Fernanda Mussolino – MOKA INFO)

18h50 – City Cancer Challenge (Marcelo Capra – onco-hematologista e Rafael Vargas – oncologista)

19h10 – Panorama da Oncologia Pediátrica do Rio Grande do Sul (Lauro Jose Gregianin – oncopediatra – Instituto do Câncer Infantil – ICI/RS)

19h40 – Debate