CBINSIGHTS
ESTUDO
IA

Da P&D de medicamentos ao diagnóstico: mais de 90 startups de IA em saúde

Publicado em: 12/04/2020
Escrito por: André Santos
Fonte externa: https://www.cbinsights.com/research/artificial-intelligence-startups-healthcare/
Tempo de leitura: 2 minutos

Abaixo traduzimos algumas etapas do From Drug R&D To Diagnostics: 90+ Artificial Intelligence Startups In Healthcare publicado na CB Insights.


Saiba como startups de ponta estão aplicando inteligência artificial na área da saúde para descobrir novos medicamentos, monitorar remotamente pacientes, transferir com segurança dados de pacientes e fornecer atendimento com base em valor.

Mapas das Startups

Cada empresa no mapa levantou pelo menos uma rodada de financiamento de US$ 10 milhões desde 2018. As categorias não são mutuamente exclusivas e as empresas são classificadas por caso de uso principal.

(imagem obtida da publicação original)

O mapa aborda empresas nas diferentes categorias:

CLINICAL TRIALS – Esta categoria inclui empresas focadas no gerenciamento de ensaios clínicos. Com base em conjuntos de dados mais robustos, as startups nessa categoria ajudam os pesquisadores a recrutar e reter pacientes, além de projetar e gerenciar seus estudos.

COMPLIANCE – As startups nesta categoria estão desenvolvendo soluções de privacidade orientadas por IA para que empresas tenham maior segurança principalmente na troca dos dados entre diferentes stakeholders

DRUG DISCOVERY – Essas empresas utilizam a IA para encontrar as combinações mais eficazes de compostos de medicamentos, reduzindo o tempo e o capital necessários na descoberta de medicamentos.

FITNESS – As startups nessa categoria incluem aplicativos de bem-estar orientados por IA que permitem que os consumidores acompanhem suas métricas de saúde e fitness.

GENOMICS – As startups nessa categoria estão usando a IA para assistência médica personalizada, sequenciamento de genoma e pesquisa CRISPR.

HOSPITAL DECISION SUPPORT – As startups nessa categoria utilizam a IA para melhorar a tomada de decisões em hospitais, avaliando a qualidade da assistência médica com métricas quantificáveis e orientadas por dados. Essa categoria também inclui empresas que usam a automação de processos robóticos para otimizar as operações do hospital.

IMAGING & DIAGNOSTICS – Esta categoria inclui startups que usam software de IA para detectar e diagnosticar doenças em um estágio inicial, através de diferentes fontes de imagens (raio-x, tomografia, patologia, etc.)

MENTAL HEALTH – As startups de IA da área de saúde também estão desenvolvendo algoritmos para rastrear e diagnosticar doenças relacionadas com saúde mental.

NUTRITION – As startups nessa categoria estão usando inteligência artificial para desenvolver alimentos e suplementos nutricionais e fornecer vitaminas e planos de alimentação personalizados aos consumidores.

PREDICTIVE ANALYTICS & RISK SCORING – Essas startups estão usando aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural (NLP, em inglês) para analisar e consolidar dados de saúde de diferentes fontes – como prontuários, imagens médicas e dados genômicos – para identificar risco de doenças nos pacientes. Isso fornece aos médicos melhores informações para auxiliar exames de rastreamento e diagnóstico necessários e fornece às seguradoras uma imagem mais clara dos possíveis custos médicos.

REMOTE MONITORING – As empresas desta categoria usam software orientado a IA para coletar e analisar dados de wearables, sensores ou dispositivos domésticos aprovados pela FDA. Enquanto algumas startups estão fornecendo apenas a etapa de análise, outras estão desenvolvendo seus próprios sensores.

VIRTUAL ASSISTANT – As startups nessa categoria estão criando assistentes de IA baseados em texto e voz que interagem com os pacientes e analisam suas respostas.

Não deixe de conferir a matéria completa (em inglês), https://www.cbinsights.com/research/artificial-intelligence-startups-healthcare/