ESTUDO
PwC

O avanço digital na assistência à saúde

Publicado em: 04/04/2020
Escrito por: André Santos
Fonte externa: https://www.pwc.com.br/pt/estudos/setores-atividades/saude/assets/2017/digital_mercados_emergentes_16.pdf
Tempo de leitura: menos que um minuto

O texto abaixo faz parte da seção de apresentação do arquivo intitulado “O avanço digital na assistência à saúde“, produzido pela PwC.


Vivemos em um ambiente no qual as mudanças se sucedem com uma velocidade cada vez maior, impulsionadas principalmente pelas novas tecnologias. Além de novos recursos e novas formas de interação, os avanços tecnológicos, sobretudo digitais, aumentaram as demandas e expectativas do consumidor e de outros stakeholders.

O setor de saúde não ficou imune a essas transformações. E hoje tem à frente um imenso desafio: utilizar a tecnologia digital para reinventar os modelos de assistência à saúde e desenvolver soluções inovadoras na prestação de serviços, usando dispositivos móveis e o armazenamento na nuvem, entre outros recursos.

O uso de tecnologias digitais permite a criação de experiências únicas para os pacientes, o aumento do número de provedores e adoção de práticas mais eficientes com custos menores, melhorando não apenas a qualidade dos serviços, mas também o acesso a eles. Esse é um aspecto particularmente sensível nos mercados emergentes, que, como sabemos, têm grandes lacunas de infraestrutura.

Com as inovações e melhorias proporcionadas pelo uso da tecnologia digital, avançaremos para um modelo universal de assistência à saúde centrado no paciente, acessível e de qualidade, que beneficiará todos nós. Esperamos que esta publicação ajude nessa reflexão.