SUS

Super SUS – Estimule seu conhecimento no SUS

Publicado em: 25/04/2020
Escrito por: André Santos
Fonte externa: https://supersus.fiocruz.br/
Tempo de leitura: 2 minutos

Ferramenta muito útil lançada pela fiocuz, de uma forma interativa ela auxilia a população a entender melhor sobre os SUS. Abaixo reproduzimos alguns trechos disponíveis no Super SUS.


CONCEITO

O jogo é inspirado na conquista do direito a saúde com o Sistema Único de Saúde (SUS), assim o jogador assume o papel do SUS e percorre trajetórias de lutas e conquistas. Em um passeio pela rede de saúde, cada fase do jogo envolve atividades que são ofertadas como serviços e/ou programas do SUS, cada desafio cumprido o jogador vai acumulando conquistas e alcançando objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS (com dimensões ambientais, sociais e econômicas). O objetivo do SUPERSUS é estimular o cidadão a reconhecer seus direitos em saúde e fazê-lo vestir a camisa do SUS.

ALGUMAS DEFINIÇÕES

SUS – O SUS é considerado um dos maiores sistemas de saúde do mundo e foi instituído através da Constituição Federal de 1988 , contempla o direito a saúde para todos os cidadãos.O SUS oferece atendimento gratuito à população brasileira através de suas unidades como os Postos, Centros de Saúde, Hospitais Públicos, Hemocentros, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, assim como Institutos de pesquisa acadêmica e cientifica.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA – É um setor com a finalidade de proteção da saúde de toda a população e prevenção de doenças. É uma atividade multidisciplinar que normatiza e controla as práticas de fabricação, produção, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos e a prestação de serviços de interesse da Saúde Pública, usando instrumentos legais punitivos e de orientação, para coibir práticas que coloquem em risco a saúde da população.

FIOCRUZ – A Fundação Oswaldo Cruz  é uma instituição de ciência e tecnologia em saúde . Nela são executados  projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimentos para o controle de doenças , além de  temas ligados à saúde coletiva, entre os quais a violência , as mudanças climáticas, e à história da ciência.

UBS – A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia, além de encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

CEO – Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Sistema Único de Saúde (SUS), presentes em mais de 800 municípios brasileiros, são referência em saúde bucal. Essas unidades contam com equipes formadas por técnicos e auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas. Cirurgias de boca, tratamento de canal, diagnóstico de câncer de boca e próteses dentárias são alguns dos serviços oferecidos.

Acesse a ferramenta e aumente seu conhecimento no SUS