Fazer escolhas sobre as melhores tecnologias em saúde para uma população, aliando as necessidades e preferências dos pacientes é um desafio em qualquer sistema universal de saúde. A incorporação de tecnologias no Sistema Único Saúde (SUS) é um tema que mobiliza muitos interesses na sociedade, às vezes antagônicos, no entanto, muitas vezes os aspectos sociais são postergados em detrimento de outros.
É possível assumir o custo adicional de novas tecnologias levando em conta também as necessidades e perspectivas dos pacientes? A resposta é sim, e isso se dá através de processos de avaliação de tecnologias transparentes e sistemáticos, nos quais todas as partes interessadas possam contribuir para a tomada de decisão.
Cada vez mais presente na internet a CONITEC vem realizando um excelente trabalho informativo e educativo, através de webinars, vídeos, conteúdo, ebooks.
O guia “Entendendo a incorporação de tecnologias em saúde no SUS” busca possibilitar um melhor entendimento para a população sobre o que é a ATS e como o público pode participar no processo de tomada de decisão. Ele descreve o processo de ATS e fornece exemplos de como contribuir com informações que serão importantes no contexto da ATS, considerando a perspectiva do público e do paciente sobre a doença e as tecnologias em saúde que serão avaliadas.
Esse documento tem os como objetivos:
- Fortalecer a participação de pacientes, cuidadores e do público em geral no processo de avaliação e incorporação de tecnologias em saúde no SUS.
- Proporcionar e ampliar a compreensão do público sobre o processo de avaliação e incorporação de tecnologias no SUS, incluindo a terminologiautilizada.
- Trazer informações sobre as formas de participação no processo de ATS, considerando o contexto brasileiro.
Informações baseadas na experiência dos pacientes contribuem para os processos de ATS e podem ser úteis na conscientização do público sobre o impacto de uma doença e a necessidade de prevenção e tratamento eficazes.
Seguir as orientações deste guia não garante que a tecnologia seja incorporada, pois todo o processo de avaliação de tecnologias em saúde pode levar a uma tomada de decisão, que acarretará na incorporação ou não de uma determinada tecnologia. Contudo, a participação social permitirá que, no processo de avaliação, essa importante voz do público e do paciente seja ouvida e considerada na decisão.
Para acompanhar o e-book foi lançado um vídeo institucional o qual mostra de forma sucinta o s passos discutidos no e-book.
Caso queira se aprofundar o e-book contém os seguintes conteúdos:
- Avaliação de tecnologias em saúde (ATS) (O que é uma tecnologia em saúde? E o que é avaliação de tecnologias em saúde (ATS)?)
- Por que a ATS é usada?
- Como a ATS é usada?
- Como a ATS é conduzida no brasil?
- Por que é importante se envolver?
- Quais informações dos pacientes podem ser relevantes para a ATS? (A doença/condição e a tecnologia em avaliação)
- Como se envolver?
- O que será feito com a sua contribuição?
- Contatos úteis
- Outros contatos úteis
- ANEXO A – formulário experiência ou opinião
- ANEXO B – formulário contribuição técnico-científica
- ANEXO C – formulário de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (pcdt)
- ANEXO D – glossário de ATS
Clique para baixá-lo.