EPIDEMIOLOGIA
SIMULAÇÃO

Por que surtos como o coronavírus se espalham exponencialmente e como “achatar a curva”

Publicado em: 16/04/2020
Escrito por: André Santos
Tempo de leitura: menos que um minuto

Abaixo traduzimos alguns trechos do Why outbreaks like coronavirus spread exponentially, and how to “flatten the curve” publicado no WASHINGTON POST.


Após o primeiro caso de COVID-19, a doença causada pela nova cepa de coronavírus foi anunciada nos Estados Unidos, com relatos de novas infecções surgindo num fluxo lento. Dois meses depois, esse fluxo se transformou em uma corrente constante.

A disseminação pode ser retardada, dizem os profissionais de saúde pública, se as pessoas praticarem “distanciamento social”, ao evitar espaços públicos e limitando seus movimentos em geral.


Durante a notícia existem diversas simulações com cenários de isolamento, importante salientar que os modelos não são exatamente para o COVID-19, mas sim para doenças que tem a mesma forma de transmissão e um outro fator é que o modelo não considera óbitos.

No vídeo abaixo a equipe do 3blue1brown utilizou as premissas do modelo apresentado na notícia acima e adicionaram algumas análises extras. No vídeo abaixo eles apresentam as teorias utilizadas durante as simulações.